Leitura: 4 minutos

Covid-19: Casos de infeção disparam nas instituições e na comunidade

Número de casos positivos no lar da Santa Casa de Misericórdia sobe para 66. Vírus SARS-Cov-2 atinge também estruturas de idosos do Centro Social Paroquial de Dornelas e Residência Humildasus, e o agrupamento de escolas. Vacinação nos lares deve arrancar amanhã

O Município de Aguiar da Beira emitiu ao final desta tarde um comunicado a informar a situação epidemiológica nas últimas horas no concelho, nomeadamente nas instituições sociais e escolas.

Decorrente da testagem geral realizada no lar da Santa Casa da Misericórdia de Aguiar da Beira, o número de infetados subiu de dois (detetados na sexta feira passada) para 66, estando 47 utentes e 19 funcionários positivos para a Covid-19.

“Os serviços na instituição foram já reorganizados, ativado o plano de contingência e foi já solicitada uma desinfeção ao local. Estamos em estreita ligação com as autoridades de saúde pública e segurança social”, refere a nota da autarquia.

Já no surto identificado no Centro Social Paroquial de Dornelas, o município informa que existe agora um total de 38 infetados (na sexta anterior eram 33), sendo 6 funcionários e 32 utentes. “Está agendada realização de novos testes, foi já realizada uma desinfeção ao local e o plano de contingência ativado”. A evolução da situação está a ser acompanhada em permanência da evolução da situação pela câmara, em estreita ligação com as autoridades de saúde pública e segurança social.

De acordo com o documento do município, a Residência Humildasus registou também nas últimas horas casos positivos do novo coronavírus.

“Foram efetuados diversos testes, nos quais dois utentes testaram positivo para o vírus SARS-Cov-2, não se registam de momento casos positivos em funcionários, aguardando ainda a receção de alguns resultados”, pode ler-se nota, que acrescenta ainda que “foi ativado o plano de contingência” e a estrutura está “em estreita ligação com as autoridades de saúde pública e segurança social, tendo “informado já os familiares dos utentes”.

Até ver não há registo de casos positivos noutras instituições de apoio social no concelho, estando a Casa de Repouso Partilhar Amizade, afetada por um surto no mês anterior, não existe nenhum caso ativoa, estando a efetuar novos testes de despistagem.

Também no Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca foram detetados casos de Covid-19.

“Existem na comunidade escolar dois alunos que vieram a testar positivo para o vírus SARS-Cov-2, sendo um do 1º ano e outro do 12º ano. A turma do 12º encontra-se em isolamento profilático e aguarda realização de testes de despistagem”, confirma o comunicado, adiantando que se encontra também “em isolamento um funcionário e uma professora, bem como alguns alunos, devido a casos familiares positivos”

Ao nível da comunidade concelhia “existem ainda diversos casos ativos, alguns provenientes das instituições acima referidas e outros de indivíduos que se deslocaram de outros pontos do país e estrangeiro, pelo que apelamos a todos ao estreito cumprimento das normas da DGS”.

A autarquia informa ainda que “amanhã deverá ter início o programa de vacinação nas instituições (lares)”.

“É importante mantermos a calma, respeitarmos e colaborarmos na resolução do problema, na certeza de que juntos seremos mais fortes”, declara o presidente Joaquim Bonifácio, no comunicado emitido.

O Município de Aguiar da Beira volta a estar, pela segunda vez, na lista de concelhos de risco extremamente elevado de contágio da Covid-19, apresentando um índice de incidência de mais de 960 casos por 100 mil habitantes, e a situação regional é muito preocupante, com os hospitais de Viseu e Guarda no limite das capacidades.

Partilhe

Meteorologia

Aguiar da Beira, Portugal

Farmácias de Serviço

Farmácia Dornelas Av. Joaquim de Almeida Coelho, 7
Dornelas
Tel.: 232 599 350
(Disponibilidade)
Farmácia Portugal Avenida da Liberdade, 37
Aguiar da Beira
Tel.: 232 689 111
(Disponibilidade)

* Informação válida das 9h do dia 23 às 9h do dia 24

Sport Zone
Crédito Agrícola
MSF
Fundos Europeus