Vila e algumas localidades do concelho acordaram, hoje, 28 de janeiro, com o cenário novamente pintado de branco. Neve condicionou circulação nas estradas e fechou escolas. Depressão Kristin deverá manter-se durante o dia com possibilidade de vento forte e chuva intensa
Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda à população a adoção de medidas preventivas, nomeadamente:
- Desobstrução de sistemas de escoamento de águas pluviais;
- Fixação de estruturas soltas;
- Condução defensiva, com redução da velocidade e atenção redobrada às condições das vias.
A Proteção Civil aconselha ainda a evitar deslocações desnecessárias em zonas afetadas pela acumulação de neve, sobretudo com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais, e a não atravessar áreas inundadas.
A população deve manter-se atenta às informações meteorológicas atualizadas e às indicações das autoridades e forças de segurança.
A depressão Kristin atingiu ontem no país com chuva por vezes forte, em alguns lugares acompanhados de granizo e trovoada, assim como vento forte com rajadas que, no interior Norte e Centro, chegaram a atingir os 120 km/h, sobretudo nas zonas mais elevadas.
O mau tempo já causou muitos estragos e até mortes, duas até ao momento. Esta manhã, de acordo com o ponto de situação feito às 10h00 pela E-REDES, permaneciam 686 mil clientes sem eletricidade, sobretudo nos distritos da Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal.
Risco de inundações e subida dos caudais
Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), existe a possibilidade de subidas significativas dos caudais nos dias 27 e 28 de janeiro em várias bacias hidrográficas do Centro do país, incluindo as dos rios Mondego, Vouga e Águeda.
A APA alerta ainda para o risco de inundações urbanas em zonas onde a precipitação for mais intensa, cenário que poderá também verificar-se no interior da região.
Entre os efeitos expectáveis estão:
- Inundações localizadas;
- Cheias rápidas em ribeiras;
- Instabilidade de taludes;
- Queda de ramos ou árvores devido ao vento forte;
- Pisos rodoviários escorregadios, por acumulação de água, gelo ou neve.







